Semáforos são instalados em Luzerna; projeto usa tecnologia de inteligência artificial

Plantão
Neste domingo (26), foram instalados os primeiros semáforos da Avenida 16 de Fevereiro, em Luzerna. Ao todo, quatro pontos receberam os novos equipamentos, que serão ligados à rede elétrica pela Celesc nos próximos dias.
A iniciativa integra o projeto de implantação do primeiro semáforo inteligente do município, desenvolvido pela empresa Optimum Engenharia, sediada na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). O equipamento principal está localizado na bifurcação da Rua São João com a Avenida 16 de Fevereiro, um dos trechos de maior fluxo de veículos da cidade.
De acordo com o engenheiro Luan de Lorenzi, responsável técnico pelo projeto, o sistema entrará em fase de testes já nesta semana.
“O período inicial será fundamental para compreender o comportamento do tráfego e garantir que o sistema funcione com precisão e segurança”, destacou.
A captura das imagens de tráfego começará em 1º de novembro, com duração de 10 dias, período em que serão coletados dados para análise detalhada do fluxo de veículos e pedestres. Após essa etapa, o semáforo funcionará de forma convencional até o dia 10 de novembro, e a partir do dia 15 de novembro passará a operar com inteligência artificial, ajustando automaticamente os tempos conforme o movimento do trânsito.
O projeto foi viabilizado por meio de recursos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e representa um importante avanço na modernização da mobilidade urbana em Luzerna.
A instalação neste domingo marca o início de uma nova fase no controle de tráfego da cidade, unindo tecnologia e segurança para motoristas e pedestres. (Cristiano Hoffelder)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.