Home Notícias Região Sexta-feira com previsão de volumes expressivos de chuva em Santa Catarina

Sexta-feira com previsão de volumes expressivos de chuva em Santa Catarina

0
Sexta-feira com previsão de volumes expressivos de chuva em Santa Catarina

Estado – Conforme aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, estão previstos volumes expressivos de chuva, com pontuais diários que podem superar os 100 mm. Na sexta-feira (15/02), as áreas mais críticas abrangem o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto que no sábado (16/02) as áreas mais críticas são a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

As condições são favoráveis para chuva persistente, podendo ocorrer chuvas torrenciais por alguns períodos. Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações nas áreas mais vulneráveis. A SDC recomenda ações de preparação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), dos CIGERDs Regionais e das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) e acompanhar as próximas atualizações dos Avisos Meteorológicos e eventuais emissões de Alertas de Curtíssimo Prazo.

AVISO METEOROLÓGICO

Elevado volume de chuva

Início: 15/02/2019, às 08:00 h
Fim: 16/02/2019, às 23:59 h

Regiões: Todas, exceto Planalto Norte.

Previsão: No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, na sexta-feira (15/02), com elevados acumulados. Total diário de 60 mm a 80 mm, em média, e pontuais acima de 100 mm.
Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, no sábado (16/02), com elevados acumulados. Total diário de 60 mm a 80 mm, em média, e pontuais acima de 100 mm.

Sistema: baixa pressão em superfície e vórtice ciclônico em médios e altos níveis. Atenção:
A atuação conjunta desses sistemas é bem favorável para uma condição de chuva intensa nas regiões catarinenses.

Laura Rodrigues, Clóvis Corrêa e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)