Home Notícias Saúde Vacina contra febre amarela deve se estender para todos os municípios catarinenses

Vacina contra febre amarela deve se estender para todos os municípios catarinenses

0
Vacina contra febre amarela deve se estender para todos os municípios catarinenses

Todos os catarinenses deverão se vacinar contra a febre amarela a partir de julho deste ano. A ampliação para todos os municípios brasileiros foi anunciada nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Saúde. Essa amplificação gradativa inicia neste ano e será concluída até abril de 2019. Segundo a pasta, a medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus. Até o momento, não há registro de circulação em SC.

Com a ampliação, devem ser vacinados mais 4,4 milhões de catarinenses. Até então, 162 municípios catarinenses integravam a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV), principalmente na região Oeste e Planalto.  A partir de julho, os outros 133 municípios também serão incluídos. Vale lembrar que alguns grupos, como crianças menores de nove meses e pessoas com alergia grave a ovo, não devem tomar a vacina.

— A partir de julho iniciamos a vacinação no Sul e toda a região passa a ser área de recomendação — confirmou o ministro de Saúde Ricardo Barros, em coletiva na tarde desta terça.

Em todo o país, 77,5 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Diante disso, para atender à demanda do país nos próximos anos, o Ministério da Saúde solicitou ao laboratório produtor da vacina de febre amarela, Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento de doses para a rotina de vacinação de 2019. (Diário Catarinense)