A pedido do MPSC, homem que rondava creche e causava pânico é preso em Joaçaba

Segurança

A Polícia Militar cumpriu nesta quarta-feira (02) um mandado de prisão contra um homem que estava gerando um cenário de pânico e insegurança entre pais, alunos e professores de um centro de educação infantil no bairro Caetano Branco, em Joaçaba. De acordo com os pais, o homem era presença frequente em atitude suspeita nas proximidades da creche, rondando o local e observando as crianças.

Sentenciado a cinco anos e 10 meses de prisão por tráfico de drogas, o homem, de 30 anos, havia progredido para o regime aberto em março do ano passado sob o compromisso de trabalhar e estudar. No entanto, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ele trancou a faculdade, não manteve atividade laboral regular e deixou de se recolher no período noturno.

A situação escalou em outubro de 2025, quando ele ameaçou a mãe de morte e quebrou a televisão dela com uma pedra. Na última semana, o investigado voltou a agir na região: ordenou que um vizinho parasse o carro e o ameaçou com uma faca, colocando em risco a integridade do motorista, do genro e de um neto de quatro anos. Na sequência, circulou com a arma branca perto da residência da família e praticou violência física contra os próprios pais.

A sequência de episódios espalhou medo na comunidade e afetou diretamente a rotina escolar. Diante da presença constante do indivíduo alterado rondando a instituição de ensino, a Secretaria Municipal de Educação determinou a suspensão temporária de atividades e passeios dos alunos em espaços públicos do bairro.

Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautelar da pena para o regime fechado.

A promotora de Justiça Francieli Fiorin destacou que a medida foi indispensável para estancar o ciclo de violência. “Estamos diante de uma situação que ultrapassou o âmbito de um conflito pontual, alcançando toda a vizinhança e afetando, inclusive, a rotina de crianças e famílias. A atuação do Ministério Público de Santa Catarina busca justamente evitar que esse cenário de temor se agrave e assegurar que a população possa exercer seu direito de viver com tranquilidade e segurança”, afirmou a promotora.

Com o cumprimento do mandado pela Polícia Militar, o homem foi reconduzido ao presídio. Além da regressão de regime, ele passa a responder a uma nova ação penal ajuizada pelo MPSC pelos crimes de ameaça, dano ao patrimônio familiar e novos delitos apurados durante as investigações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.