Confira quem deve se vacinar nas campanhas prorrogadas em SC

Geral

Crianças com idade entre um e menos de cinco anos e adolescentes menores de 15 anos são os alvos principais da prorrogação das campanhas de vacinação em Santa Catarina, que vão até 13 de novembro.

O primeiro grupo, das crianças, deve ser imunizado contra poliomelite. Já os adolescentes devem atualizar a caderneta de vacinação nas Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de  Multivacinação respectivamente.

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), todas as regiões estão com baixa procura na imunização. Até o momento, cerca de 168 mil crianças foram vacinadas contra a poliomelite, o que representa aproximadamente 50% da cobertura ideal.

A gerente de imunização da Dive, Lia Quaresma Coimbra, alerta que a baixa cobertura vacinal é um risco para a saúde de toda a população.

“A vacina ainda é a forma mais segura e eficaz de prevenção de inúmeras doenças. Através dela conseguimos eliminar do estado doenças como a poliomielite e o sarampo. Não queremos que essas doenças retornem, por isso, é importante manter as vacinas em dia. No mês de agosto, Santa Catarina encerrou um surto de sarampo que ocorria desde o ano passado. Isso se deve à adesão da população à vacinação”, enfatiza.

Para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos não há uma meta específica. O principal objetivo é conseguir resgatar crianças e jovens que, por algum motivo, deixaram de tomar as doses indicadas no Calendário Básico de Vacinação.

Imunização na Capital

Em Florianópolis, a cobertura vacinal contra a poliomielite ainda não chegou a 22%. A meta para a imunização é de 95% para crianças menores de cinco anos. Apesar de todos os Centros de Saúde da Capital estarem oferecendo as vacinas, a procura ainda está abaixo do esperado.

De acordo com a Dive, é importante verificar quais vacinas estão faltando, o que pode ser feito ligando no Centro de Saúde da região com a caderneta de vacinação em mãos. Para realizar a imunização contra poliomielite ou atualizar a caderneta, a população deve entrar em contato com a equipe de saúde e agendar o melhor horário.  (ND Mais)