Home Notícias Região Defesa Civil alerta para chuva forte e granizo em Santa Catarina

Defesa Civil alerta para chuva forte e granizo em Santa Catarina

0
Defesa Civil alerta para chuva forte e granizo em Santa Catarina

Estado – Os dias ensolarados que marcaram o começo desta semana em Florianópolis não irão durar por muito tempo. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, o tempo volta a piorar no Estado nesta quinta-feira. Há confirmação de chuva intensa, descargas elétricas e até mesmo granizo em Santa Catarina.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, estamos entrando em um período de instabilidade com a chegada do verão. “O que vem pela frente entre quinta-feira e sábado é tempo instável com condições severas, como pancadas de chuva, raios, granizo e volume de chuva elevado”, explica. “É típico da condição de tempo do verão”.

Conforme o meteorologista, o tempo deve melhorar depois de sábado (10). No entanto, a chuva deve voltar logo na semana que vem. Marcelo acrescenta que nessa época do ano os sistemas migram do Oeste para o Litoral e deve haver chuva intensa por todo o Estado.

O que vem por aí

A previsão para quinta-feira indica uma variação de chuva entre moderada e forte pelo Estado. O volume da chuva pode chegar a 100mm nas regiões próximas ao Paraná e, nas demais áreas, 30mm.

A instabilidade atmosférica se mantém na sexta-feira. O dia deve amanhecer com uma variação de nuvens, e à tarde abre espaço para chuva em todas as regiões de Santa Catarina. No entanto, a chuva tende a ser mais abrangente que quinta, mas promete atuar de forma isolada na maior parte do Estado. O risco de descargas elétricas e queda de granizo se mantêm. No sábado, a chuva deve acontecer com mais intensidade na madrugada e na manhã.

Defesa Civil faz alerta

A Defesa Civil de Santa Catarina sugere que as pessoas se protejam em locais abrigados e fiquem longe de placas, árvores e postes de energia, além de manter distância do mar. O banheiro em alvenaria, segundo comunicado do órgão, é o melhor local para se abrigar durante a tempestade.

Caso não seja possível encontrar um abrigo em meio à tempestade, o indicado é se agachar com os pés juntos, com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos, mantendo as mãos sobre as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

A Defesa Civil ainda sugere que as pessoas não utilizem o telefone, fiquem longe de janelas e desliguem os aparelhos eletrônicos. Em caso de alagamentos, o recomendado é evitar o contato com a água e não transitar em lugares alagados.

(Fonte: ND)