O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou, na última semana, o ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil no ano de 2022 e 2023.
Na categoria Patente de Invenção, o Instituto Federal Catarinense (IFC) encerrou 2023 em 10º lugar, com 36 depósitos. Em 2022, o IFC depositou 31 pedidos de patente e ocupou o 9º lugar no ranking. No topo do ranking está a Petrobras, com 125 depósitos. O segundo lugar é ocupado pela Universidade Federal de Campina Grande, com 101 pedidos.
“O IFC aparecer no top 10 no ranking dos maiores depositantes de pedidos de patente no Brasil é fruto do trabalho árduo, criatividade e comprometimento de todos os alunos e servidores da nossa instituição, juntos, estamos moldando o futuro com inovações que fazem a diferença”, destaca Rafael Paes de Barros, coordenador de Inovação e Empreendedorismo, na pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi) do IFC.
O IFC possui um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem como missão promover o fomento, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia; estimular, apoiar e acompanhar as ações de inovação tecnológica no IFC e fortalecer o relacionamento com a comunidade e o desenvolvimento do país.