Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver matemática simples, aponta estudo

Geral

No Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental carecem de habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 – 150 ou 300 + 120, por exemplo), ficando abaixo até do nível “baixo” de conhecimento.

As informações são do portal G1, com base nos resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).

As provas são aplicadas a cada 4 anos, desde 1995 — mas esta é a primeira participação brasileira no exame.

A média brasileira em matemática, para os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, superando apenas três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. A média global nesta categoria foi de 503 pontos.

Entre os participantes brasileiros do 4º ano, os 5% que tiveram pior rendimento atingiram, no máximo, 259 pontos.

O Timss também avalia o conhecimento de alunos do 8º ano (idade média de 13 anos). A tendência é a mesma já revelada pelo Pisa, prova internacional que foca na faixa etária dos 15 anos: o Brasil está atrasadíssimo em relação ao que é esperado para o ensino fundamental II.

Mais de 60% dos jovens sequer chegaram ao patamar considerado o mais baixo na escala geral e:

  • não sabem lidar com formas básicas (como círculo e quadrado) e suas representações visuais;
  • não entendem relações lineares de proporção;
  • não conseguem determinar o lado de um polígono;
  • não são capazes de interpretar informações em gráficos.

Com média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia.