Moradores reivindicam indenizações e impedem acesso de máquinas ao canteiro de obras do Contorno Viário

Destaques

Capinzal – Moradores impediram o acesso de máquinas da empreiteira que executa a construção do Contorno Viário entre Capinzal e Ouro. O fato foi registrado na manhã desta quinta-feira (09) no limite entre os municípios de Capinzal e Campos Novos. Segundo os moradores, a indenização pela desapropriação dos terrenos ainda não teria sido feita.

Conforme um dos moradores, Tiago Surdi, apenas três famílias teriam sido indenizadas pelo governo do estado. A Polícia Militar esteve no local devido aos ânimos alterados. Em conversa entre as famílias e representantes da empresa Gaia, que executa a obra, foi acordado que os trabalhos seguem até esta sexta-feira (10). Caso não haja sinalização por parte do governo de que as indenizações sejam pagas, as famílias novamente trancarão o acesso ao canteiro de obras na semana que vem.

“Vamos mais uma vez dar um voto de confiança. Tem uma promessa de que vai sair alguma coisa. A gente quer, só por direito nosso, que paguem”, disse Surdi. Segundo ele, as conversações sobre as indenizações já estariam se arrastando há cerca de um ano e sete meses. “A obra está indo ao final e até agora nada”, desabafa.

Surdi reitera que, tanto a família dele quanto vizinhos foram afetados. “Caso não haja o cumprimento da promessa, segunda-feira haverá nova interdição”, adianta. Ele ressalta que os atingidos deverão conversar com advogado para receber orientações a fim de que não sejam ainda mais prejudicados. Mesmo não querendo informar o valor do qual teria direito, Surdi pontua que o acordo de indenização prevê o pagamento de R$ 5 o metro quadrado de terra indenizada.

A empresa Gaia não quis se manifestar sobre o assunto. Apenas informou que foi contratada para realização do serviço e que um dia de serviço perdido dá prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil, e que além do mais, pode atrasar ainda mais o cronograma de execução da obra.