Saretta diz que maior desafio do Estado é solucionar fila de espera das cirurgias eletivas

Política

Santa Catarina – O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc, destacou que o maior desafio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e do governo do Estado é resolver o problema das angustiantes filas de espera por cirurgias eletivas e consultas especializadas, onde esperam milhares de catarinenses.

O número de pacientes que aguardam por procedimentos passou de 60 mil para mais de 100 mil depois da pandemia. O parlamentar ressalta que há dinheiro no caixa do governo e que, além dos recursos consignados na proposta orçamentária para 2021, foi aprovada uma emenda de sua autoria, de R$ 65 milhões, para cirurgias eletivas. “Neste ano, novamente apresentei uma emenda para ampliar os recursos e lamento que o relator não a tenha acatado”, disse.

“Estamos diante de um dos maiores problemas da saúde e há uma promessa de que se iniciaria em outubro um mutirão e se faria em seis meses a demanda por cirurgias acumulada em 18 meses. Temos uma expectativa que isto de fato se efetive, que comece ainda neste restante do ano e prossiga em 2022 para que este carma seja resolvido. Não é possível as pessoas esperarem por tempo indeterminado, às vezes até morrendo nas filas”, acrescentou. (Susana Rigo/Ascom)