Capinzal – A secretaria de Saúde de Capinzal está convocando os beneficiários do programa Bolsa-Família no município para que procurem os postos de saúde para fazer a pesagem. A medida é condição imposta pelo governo federal para concessão do benefício. De acordo com a nutricionista Letícia Sernajoto de Morais, a pesagem é realizada duas vezes por ano. A primeira vai até o mês de junho.
Devem fazer a pesagem crianças de até sete anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes. “Quem recebe o benefício deve fazer esse procedimento o quanto antes para haver tempo hábil de cadastrar os dados no sistema e para que o beneficiário não corra o risco de perder o auxílio do governo federal”, explica a nutricionista.
Obesidade
Letícia também comenta sobre o lançamento de um programa de controle de obesidade. A iniciativa, segundo ela, é trabalhar com pessoas que enfrentam problemas com o peso e procuram alternativa para tratamento da obesidade.
O lançamento do programa vai acontecer no próximo dia 30, em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição. O início das atividades está previsto para as primeiras semanas de abril.
Conforme Letícia, serão criados dois grupos: um na Cidade Alta envolvendo os ESFS São Cristóvão, Loteamento Parizotto e Lar Imóveis. E outro na área central, envolvendo Centro, interior e ESF do Bairro São Luiz.
Os encontros serão quinzenais e terão a participação de equipe multidisciplinar, médico, psicólogo, nutricionista, educador físico, onde serão repassadas orientações para o controle e perda de peso. O foco do projeto são mulheres entre 20 e 59 anos e as vagas são limitadas.
A nutricionista ressalta que será realizada triagem para seleção e as interessadas devem procurar as unidades de saúde a que pertencem de segunda a quinta-feira (26 e 29) das 9h às 11h30 e 14h às 17h para preencher a ficha de seleção.
Posteriormente a secretaria entrará em contato com as selecionadas para repassar as orientações sobre o início das atividades. Na Cidade Alta os encontros deverão acontecer no ESF São Cristóvão e no Centro na Casa do Cidadão.
Letícia destaca que a demanda por esses atendimentos é alto. “A procura pelo serviço de nutrição com intuito de perder peso é muito grande”, finaliza.



Acho muito interessante essa programa para.controle de obesidade. Esse mal afeta as populações do mundo inteiro e é preciso ajuda do governo para combatelas. Interessante seria um maior acompanhamento nos cardápios das escolas, lanches oferecidos pelos órgãos públicos e um acompanhamento em geral, na alimentação de crianças, jovens, adultos e crianças.
É muito importante esse controle de pesagem.