Home Notícias Geral Rota das lavandas será em Herval d’Oeste e será o 1º lavandário de SC

Rota das lavandas será em Herval d’Oeste e será o 1º lavandário de SC

0
Rota das lavandas será em Herval d’Oeste e será o 1º lavandário de SC
Foto: iStock

O Oeste será palco do 1º lavandário de Santa Catarina.  Inspirado nos jardins europeus, o lavandário está sendo construído no interior de Herval d’ Oeste através da iniciativa de um jovem casal empreendedor, Márcia Souza e Volnei Corrêa, da Linha Serra Alta, que inclusive já atua no ramo de hospedagem com uma pousada que é um verdadeiro refúgio de lazer e paz.

Ao longo do caminho os empreendedores entenderam que seria possível explorar ainda mais os encantos da natureza local, trazendo um desejo de construir um lavandário só visto em outras regiões e Estados.

Já foram plantadas mais de 3 mil mudas de lavanda francesa (vera natural do mediterrâneo Europeu), a mais consumida no mundo. Além da lavanda foram plantadas e cultivadas outras ervas e chás como: alecrim, manjericão, hortelã, gerânio e muitos outros. O óleo essencial da lavanda francesa, por exemplo, é um excelente cicatrizador e regenerador de tecidos, sendo muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil. Equilibra o físico, o mental e o emocional combatendo o estresse, a depressão e a insônia.

Intitulado como Park Holístico, Lavandário e Spa, o espaço também pretende ser direcionado para eventos e passeios sustentáveis, com prática de yoga, meditação, eventos voltados para grupos de mulheres, de terapias e que façam sentido ao ecossistema gerando qualidade de vida.

O lavandário também terá um caminho de 500 metros de beleza, assim como lounges para piqueniques e experiências para curtir o pôr do sol mais lindo da região, o local já possui estacionamento para mais de 50 carros. Para o futuro os empreendedores pretendem oficializar o projeto arquitetônico do Spa, assim como será montada uma lojinha para receber os turistas com produtos da agricultura familiar do município valorizando o que é produzido no município.

Os jardins regenerativos na qual é o método que contribui efetivamente para a preservação ambiental, usando coisas da mata próxima para criar o paisagismo do local de forma muito sustentável e não impactando no bioma original fazem parte do projeto e já está em fase de execução em alguns pontos da propriedade.

De acordo com os proprietários a ideia é que o espaço esteja pronto ainda em julho deste ano. Na lista dos objetivos destaque para a visão sustentável do negócio, que vai além da questão ambiental e cultivo das plantas, trazendo ainda a intenção de construir e oferecer às pessoas um oásis roxo, cheio de cheiro, perfume, cor, e principalmente de tranquilidade sem interferências
externas.

O Park e lavandário ocupam um espaço de aproximadamente 8 mil metros que fica dentro da propriedade da família na parte mais alta característica necessária para as plantas se desenvolverem, a propriedade possui no total 60 mil metros quadrados.

“Queremos trazer uma experiência sensorial, e ainda promover saúde e bem-estar ao público. Estamos inclusive buscando parcerias para oferecermos produtos à base da lavanda reforçando seus benefícios medicinais dos chás que cultivamos por aqui. A lavanda não é apenas utilizada
na perfumaria e cosmética, assim como na parte medicinal, assim como”, explica Márcia.

O lavandário poderá ser visitado em todas as épocas do ano, mas claro que outubro será o ponto alto que é o período das flores. O espaço deve trazer romantismo e uma experiência única na fase da primavera, entre setembro e dezembro.

“Vamos trazer uma abordagem diferente de restauração e preservação do nosso ecossistema, sem uso de fertilizantes e de técnica ofensivas. Será um lugar de paz e boas energias, preservando o nosso ambiente e possibilitando saúde ao solo da região”, finaliza a empreendedora.

(Fabiana Passarin)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.